Faça suas trepadeiras se destacarem com o truque do cabideiro sanfonado
Os cabideiros de madeira expansíveis e dobráveis, os chamados "sanfonas", que podem ser estendidos ou fechados para cobrir o espaço disponível, oferecem ganchos para pendurar roupas, casacos, bolsas e acessórios graças aos puxadores posicionados nos vértices dos vários losangos que os formam, são um móvel clássico que muitas casas têm.
Eles existem há muitos anos, são um dos modelos mais padronizados em termos de cabideiros, e talvez até pareçam um pouco datados ou fora de moda, a menos que tenham um design um pouco mais sofisticado. Pode até acontecer de você ter um em casa que ficaria feliz em substituir por outro cabide mais atraente.
Bem, existe um uso inusitado que pode ser útil para você conhecer, aquele que permitiria aproveitar ao máximo a beleza das plantas trepadeiras que você tem em casa.
É um truque simples, mas engenhoso, também mostrado pela criadora Chantel Gray no Instagram. De fato, em um pequeno vídeo, a mulher mostra como um simples cabideiro sanfonado pode funcionar muito bem como treliça de suporte para um pothos, uma hera, um filodendro ou qualquer outra planta trepadeira que você esteja cultivando em casa.
Assim, a planta que costuma deixar sua folhagem cair no chão pode crescer se ramificando na parede, cobrindo-a de verde: é uma maneira ideal de mobiliar para quem ama uma casa cheia de clima de selva!
O procedimento é realmente intuitivo:
- Escolha onde fixar o vaso que costuma conter a sua trepadeira: se for muito alto, melhor abaixar um pouco para dar espaço para a treliça faça você mesmo.
- Pegue seu cabideiro e estenda-o o máximo possível, depois coloque-o verticalmente na parede. Você decide quando alongá-lo, mas lembre-se de que a planta crescerá, portanto, mesmo que ainda não tenha galhos longos o suficiente para cobrir tudo, poderá produzi-los mais tarde. E então pode continuar a se entrelaçar nesse suporte ou você também pode cultivá-la em outras direções. Você vai pensar nisso com o tempo.
- Usando uma furadeira, fixe o cabideiro na parede.
- Desembarace delicadamente os ramos da planta e leve-os para cima. Não os force muito, eles podem ter "endurecido" na base quando a planta não podia fazer nada além de crescer para baixo, então mova apenas a parte que você pode mover sem correr o risco de quebrar nada.
- Enrole os galhos em volta dos puxadores do cabideiro, possivelmente com a ajuda de barbante macio para as plantas.
Aqui a parede, mesmo uma pequena porção entre duas portas como acontece na casa de Chantel Gray, fica imediatamente mais bonita. Veja o vídeo abaixo para entender como é feito.