Cílios longos e volumosos com métodos naturais: 3 dicas fundamentais
Cílios longos, volumosos e bem curvados podem realçar e deixar qualquer olhar muito expressivo e, consequentemente, qualquer rosto. Não surpreendentemente, um dos produtos de maquiagem mais usados e difundidos é o rímel. Assim como não é por acaso que o tratamento que permite alongar os cílios com extensões está entre os mais praticados e solicitados. Isto porque cílios bonitos, por si só, podem até compensar uma maquiagem não tão bem feita, podendo devolver a frescura a um olhar cansado ou inexpressivo.
Além dos métodos já mencionados para embelezar e realçar os cílios, porém, existem muitos truques para tratá-los e melhorá-los, tornando-os mais saudáveis, longos e grossos possível, mesmo sem alongá-los com maquiagem ou extensões. Alguns deles envolvem o uso de produtos naturais, mas é correto segui-los contando com as orientações para evitar erros potencialmente prejudiciais. Nós revelamos alguns deles abaixo.
Devemos partir do pressuposto de que nem todos têm os mesmos cílios e a sorte de tê-los naturalmente fortes e bonitos. Esse discurso implica não apenas em fatores genéticos, mas também em fatores ambientais e comportamentais que afetam a saúde e o crescimento dos cílios e sobrancelhas. É por isso muito importante levar uma vida saudável que inclua uma alimentação saudável e a integração de todos os nutrientes necessários, como é o caso do cuidado de outras partes do corpo.
Posto isto, é bom saber que existem no mercado produtos válidos, como séruns ou óleos nutritivos, feitos especificamente para serem aplicados numa zona tão delicada como a dos olhos e que podem garantir excelentes resultados em termos de cuidados com os cílios e beleza. Se, no entanto, você preferir sempre contar com produtos naturais, os normalmente mais recomendados, neste caso, são o óleo de oliva, o óleo de coco e o óleo de rícino.
- Azeite de oliva: além de ser um dos alimentos fundamentais da dieta mediterrânea, o azeite é conhecido por ter muitas propriedades úteis para o cuidado de várias partes do corpo. No caso específico dos cílios, possui um notável poder nutritivo que o torna um produto adequado para ser aplicado sobre eles para garantir sua beleza e saúde. Tente aplicar algumas gotas todas as noites, por um tempo, após a remoção da maquiagem e cuidados normais com a pele. Passe suavemente nos cílios com um pincel limpo, cotonete ou com os dedos bem lavados e deixe agir durante a noite.
- Óleo de coco: o óleo de coco também é conhecido por ser recomendado para nutrir, fortalecer e hidratar cílios e sobrancelhas. Os métodos de aplicação são os mesmos recomendados acima para o azeite mas, neste caso, é aconselhável não usar o óleo com tanta assiduidade, mas alternando os dias por no máximo três noites por semana.
- Óleo de rícino: por último, o óleo de rícino é provavelmente o mais conhecido e mais utilizado para cuidar dos cílios. No entanto, é melhor ter cuidado para não se deixar convencer por alguns falsos mitos que garantem o seu papel fundamental no crescimento dos cílios. Está provado que o óleo de rícino não possui propriedades que promovam o crescimento do cabelo. Tem antes um poder hidratante e reestruturante. No entanto, deve ser usado, aplicando-o como se faz com outros óleos, com muito cuidado e nunca por longos períodos. Outro cuidado justo é escolher sempre um puro e certificado, dada a delicadeza do local onde será aplicado.
Em todos os casos, ao lidar com óleos vegetais é sempre melhor se certificar da sua composição ou do fato de não ser alérgico a nenhum componente e, acima de tudo, se certificar de que não entrem em contacto direto com os olhos. Finalmente, é uma boa prática sempre consultar um médico ou um especialista antes de usá-los.
Você já experimentou ou ouviu falar desses remédios?