Um escorredor de massa como difusor? O curioso truque da web para secar o cabelo
Existem muitos truques e tendências que se revezam na web em relação aos cuidados com os cabelos, e alguns parecem ser singularmente curiosos. Às vezes, surgem de descobertas acidentais de alguém que decide compartilhá-los online, como é o caso do truque muito popular nas redes sociais, segundo o qual um escorredor da massa pode ser um excelente substituto para um difusor.
Foi o que aconteceu com uma criadora, Liz Fox Roseberry, que compartilhou em seus perfis sociais os incríveis resultados obtidos usando esse mesmo utensílio de cozinha em vez do acessório com o qual a maioria dos secadores de cabelo está equipada. Isso realmente funciona? É aconselhável? Leia para saber mais.
Liz Fox Roseberry, Hannah Teslin/Instagram
Liz Fox Roseberry, de fato, reviveu uma tendência que já havia aparecido alguns anos antes nos blogs de beleza: usar uma peneira feita de rede de malha fina para espalhar o calor de um secador de cabelo por todo o cabelo, emulando assim o que geralmente é feito com difusores projetados especificamente para o cuidado do cabelo. Sabemos, aliás, que esse é um passo fundamental para quem tem cabelos cacheados ou ondulados e quer manter o volume dos cabelos, sem cair no temido efeito frizz.
O truque foi imediatamente tentado por muitos, que compartilharam os resultados online. É o caso também de Hannah Teslin, que mostrou o efeito obtido em seu próprio cabelo, comparando-o com o do vídeo original. Você pode ver o clipe em questão abaixo.
Como você viu, parece que o truque funciona, mas logo alguns riscos foram enumerados.
- Se o calor for muito alto, você corre o risco de queimar o cabelo. Os escorredores usados, na verdade, são feitos de metal e conduzem o calor com muita rapidez e facilidade. O que não acontece com os acessórios especiais para secadores de cabelo, que geralmente são feitos de plástico resistente ao calor.
- Além disso, justamente por esses escorredores serem projetados para receber o calor da água fervente, mas não do secador de cabelo, a própria difusão do calor é muito mais agressiva, pior até do que o uso da chapinha, principalmente para quem tem cabelos finos e frágeis.
Em suma, pode ser eficaz como remédio de emergência caso fique sem o difusor, mas não parece ser muito aconselhável como prática habitual. Você tentaria?